Medidas fundamentais para manter seu negócio durante a pandemia
- Equipe - Aliança Contábil
- 25 de ago. de 2020
- 2 min de leitura

Após o surgimento da COVID-19 percebemos que a economia mundial sofreu grandes impactos, tendo em vista as medidas de saúde que são necessárias para o enfrentamento da pandemia e preservação de vidas. Umas das principais medidas foi o lockdown, cujo objetivo é diminuir o número de pessoas em circulação visando evitar o aumento de contágio e a sobrecarga do sistema de saúde pública.
Uma vez que as medidas de saúde foram aplicadas, foi necessário a intervenção do governo através de medidas para preservar os empregos e manter a economia com seus sinais vitais ainda funcionando. A injeção de valores ocorreu de diversas formas, passando desde a concessão de empréstimos a juros reduzidos até o pagamento de salário dos colaboradores das empresas.
Nesse artigo iremos abordar as principais medidas adotadas e que podem ajudar sua empresa a atravessar esse momento de grande dificuldade. Vamos lá!
LINHAS DE CRÉDITO
Tendo em vista a grande dificuldade de fluxo de caixa das empresas para arcar com dívidas de fornecedores, foram lançados programas de financiamento com taxas de juros abaixo do mercado e prazo dilatado para pagamento. Essa medida é de grande importância e deve ser observados pelos empresários de perto, uma vez que os valores estão sendo distribuídos por meio de entidades financeiras privadas.
A base para liberação dos valores está sendo calculado com base no faturamento da empresa relativo ao ano de 2019, na maioria dos programas trata-se de 30% do valor total faturado no ano de 2019.
SUSPENSÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
Algumas empresas tiveram de ter suas atividades interrompidas, com isso foi lançado o programa de suspensão do contrato de trabalho dos colaboradores, na qual o governo paga o salário do colaborador durante o período em que o contrato estiver suspenso. Vale salientar que após o encerramento da suspensão do contrato de trabalho, o colaborador terá o mesmo tempo de estabilidade. É de muita necessidade que esse prazo seja respeitado, uma vez que caso a estabilidade não seja cumprida a empresa ficará sujeita ao pagamento de multas.
OBS: De acordo com o salário do colaborador a empresa deverá complementar o pagamento relativo à suspensão do contrato de trabalho.
REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO
Seguindo basicamente a mesma condição da SUSPENSÃO DO CONTRATO DE TRABALHO, a empresa poderá reduzir a jornada de trabalho do colaborador e também a sua remuneração de forma proporcional em 25%, 50% e 70%. Da mesma forma que acontece na suspensão, o colaborador terá estabilidade pelo mesmo tempo em que teve seu contrato reduzido.
Essa medida é de grande importância para as atividades que tiveram suas atividades reduzidas, ao invés de paralisadas, cabendo para imobiliárias e outros tipos de empresas que conseguem funcionar por período limitado.
PRORROGAÇÃO DOS IMPOSTOS
Diversos impostos federais foram prorrogados, inclusive parcelamentos ativos. Essa medida é fundamental, pois ajuda a empresa a criar fluxo de caixa para enfrentar o momento em que mais precisa de caixa para arcar com seus compromissos.
Nesse momento se faz de grande importância o auxílio de um profissional capacitado para ajudar a escolher e aderir os principais programas disponíveis, uma vez que nesse momento a capacidade de empresa de manter seu caixa positivo será fundamental para conseguir sucesso.




Comentários