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Principais cuidados na gestão do estoque

  • Equipe - Aliança Contábil
  • 16 de set. de 2020
  • 2 min de leitura



Com o desenvolvimento da economia global as empresas do segmento de comércio buscam cada vez mais se tornar competitivas através do melhor preço de venda possível e mantendo suas margens de lucros em patamares seguros de modo que não interfira no fluxo de caixa da empresa. No momento da formação dos preços de venda diversos pontos são analisados e ajustados pelo profissional responsável da área como custos de fabricação, logística, embalagens e certamente os impostos que incidem sobre a venda.


No sistema tributário atual a verificação dos impostos é de extrema necessidade, uma vez que existe um número infindável de legislações que se aplicam sobre o mesmo produto, que a pesquisa quanto aos tributos cabíveis ao produto esteja muito bem acertada, inclusive integrada junto ao sistema de controle de estoque e cadastro de produtos.


Tendo em vista esses cuidados que devem ser tomados e certamente possuem grande valor dentro da gestão do comércio, vamos listar alguns pontos de atenção que são fundamentais para a sequência do negócio:


1) Bom sistema de gestão de estoques


O primeiro passo para a boa gestão de um comércio é possuir um sistema bastante automatizado e que realize o controle do estoque de forma integrada com o contas a pagar e a receber. Hoje no mercado existem vários sistemas online que realizam esse tipo de operação a custos baixos e com acesso 100% online.


2) Cadastro correto dos produtos


Por mais que o sistema seja funcional e automatizado, se o cadastro dos produtos, ou seja, o input das informações não forem feitos de forma adequado poderá corromper toda a operação. Dessa forma se faz de grande importância que o cadastro dos dados fiscais do produto seja feita de forma correta, uma vez que o mesmo irá afetar diretamente na tributação, resultando em diferenças no valor devido dos impostos a pagar.


3) Acompanhamento de um profissional especializado


Apesar do cadastro e de todos os parâmetros feitos anteriormente é extremamente importante que o empresário possua o acompanhamento de um profissional especializado na área. As legislações aplicáveis ao impostos que incidem sobre os produtos ocorrem com muita frequência, logo a participação de um profissional atualizado e que acompanhe as mudanças é de extrema importante, tendo em vista as alterações que ocorrem no produto poderá ter sua tributação alterada impactando diretamente na margem de lucro do mesmo.


Observando as dicas acima podemos perceber que o apoio de um profissional especializado é de extrema importância, uma vez que o mesmo pode atuar diretamente na gestão dos tributos bem como no auxílio do cadastro do produto e do bom funcionamento de gestão dos estoques. Com isso concluímos que não só buscar fornecedores com preços melhores e custos mais baixos devem ser o foco para se tornar competitivos, mas também uma boa assessoria e acompanhamento das atividades é extremamente fundamental e possui impacto diretamente no futuro do negócio.


 
 
 

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