Como aumentar seus lucros prestando serviços através de uma PJ
- Equipe - Aliança Contábil
- 13 de ago. de 2020
- 2 min de leitura

No mercado atual com todas as mudanças ocorridas no sistema trabalhista e com novos segmentos do mercado, torna-se cada vez mais comum a presença de profissionais autônomos prestadores de serviços e com eles a tributação do Imposto de Renda sobre as remunerações recebidas, o que afeta diretamente sua margem de lucro. Porém, para diminuir o impacto existem alternativas que na maioria das vezes são mais econômicas e podem trazer melhores resultados ao profissional.
Uma delas é a abertura de uma Pessoa Jurídica. Sendo assim, os profissionais passariam a prestar seus serviços através da mesma, tendo como uma das grandes vantagens a distribuição dos seus lucros sendo isentos do Imposto de Renda. Além disso, uma Pessoa Jurídica possui outras vantagens em relação à Pessoa Física:
Responsabilidade Limitada à empresa: Com a abertura do CNPJ, todas as dívidas contraídas pelo mesmo durante o tempo de atividade deixarão somente o patrimônio da própria empresa vulnerável a algum tipo de fiscalização, ou seja, o patrimônio do empresário não correrá risco de ser atacado, uma vez que a modalidade da empresa seja Limitada;
Facilidade de Linhas de Crédito Junto a Instituições Financeiras: Na maioria das vezes o CNPJ possui uma facilidade maior de conseguir a disponibilização de créditos junto aos sistemas bancários e financeiros;
Mais opções de pagamentos aos fornecedores: o CNPJ possibilitada o empresário de conseguir realizar negociações muito melhores com os seus fornecedores, uma vez que geralmente as Pessoas Jurídicas passam uma maior credibilidade ao mercado;
Apesar das situações citadas acima serem bem favoráveis a abertura de uma empresa, precisamos ter calma! É de extrema importância que esse processo seja auxiliado por um profissional da contabilidade, pois além da abertura da empresa é necessário que seja realizado o enquadramento a um Regime Tributário correto (caso não saiba o que é um regime tributário clique aqui para acessar um conteúdo explicativo), uma vez que, caso essa alocação não seja feita da forma correta, o empresário poderá estar em uma situação não muito favorável.
Pronto! Entendemos que a abertura de uma empresa é um caminho. Mas como funciona o processo de distribuição dos lucros?
Para que o processo seja feita de forma correta, conforme relatado anteriormente é preciso que a gestão financeira da empresa esteja sempre em dia e de forma correta. Clicando aqui você acessará conteúdo específico falando sobre a gestão financeira e seus cuidados.
Com base nos documentos, o contador irá realizar todo o processo de escrituração e acertos perante as normas contábeis que regem essa operação. Em resumo, serão confrontados todas as operações da empresa e gerados o valor final que deverão ser informados na Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física do empresário.
Caso tenha maior interesse em saber como organizar as suas finanças e realizar a distribuição de lucros bem como realizar a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física de forma correta, entre em contato conosco que iremos te ajudar !
Abraços!




Comentários